sexta-feira

Tutorial: abóbora de tecido

Como estou voltando à ativa no blog, quero começar com uma novidade: todo mês vou postar um tutorial, feito por mim! (incrível!)
Não sei se vou ter tanta coisa para ensinar, portanto aceito sugestões do que seria bacana ver por aqui.

Vamos lá:

ABÓBORA DE TECIDO

Materiais
- tecido laranja (liso ou estampado)
- retalho de feltro verde
- enchimento siliconizado
- pau de canela
- prato de sobremesa
- tesoura para tecido
- tesoura pra feltro
- cola quente
- lápis
- agulha e linha (!)
- um cachorro (?) ...  é sempre bom ter companhia!



Utilizando o prato como molde, risque o tecido. Eu costumo cortar o tecido com a sobra para virar depois, na hora de alinhavar. Mas tanto faz, se cortar em cima do risco, dobre o tecido um pouquinho na hora de alinhavar, a peça ficará menor, mas neste caso não fará diferença.




Comece a alinhavar. O que sempre tenho o costume de fazer é dar três ou mais nós na ponta da linha, um sobre o outro. Não sei os outros, mas quando dou um nó só, na hora que puxo, ele atravessa o buraco
da agulha. Para o tecido não desfiar, dobre uma pontinha e faça o alinhavo sobre ela.





Como é um alinhavo grosseiro, pode ir colocando várias voltas na agulha, sem se preocupar com o tamanho entre um ponto e outro. É o mesmo processo do fuxico: A abóbora é um fuxicão recheado.





Ao terminar de alinhavar puxe a linha para franzir e formar essa "bolsa".




Agora pode caprichar no recheio. Capricha mesmo. Se colocar pouco a abóbora fica murcha e parece abóbora velha! Para saber a consistência é só colocar o enchimento, puxar a linha e apertar a abóbora: se ela
estiver firme, já está bom; se estiver murcha, coloca mais.



É... se você tiver problemas com força assim como moi, não desanime se a linha arrebentar e comece a alinhavar tudo outra vez!



Faça o arremate. O meu segredo aqui é dar uma laçada antes de dar o ponto para arrematar. Sempre que se vai fechar um fuxico recheado, quando você puxa a linha e faz a volta para dar o nó, acaba escapando um pouco e o buraco fica muito grande. No caso da abóbora isso não é problema porque, na verdade, precisamos de um buraco onde caiba o pau da canela. Portanto, não precisa fazer tanto esforço pra deixar o furo pequenininho: você vai ter problema para encaixar a folha e a canela depois!



Hora de dar o formato de abóbora. Depois de arrematar, vamos formar os gomos (é esse o nome utilizado para as divisões da abóbora?) passando a linha por dentro do furo e saindo bem no meio (bem no meio mesmo! Mas pode fazer a olho que - em geral - dá certo) lá embaixo. Puxe a linha e dê a volta por fora da abóbora, passando a agulha novamente pelo buraco e fazendo-a sair pelo mesmo furo lá no meio.



Ela vai ficando assim:



Faça isso oito vezes. Na última, passe a linha de volta pelo buraco onde ela estava saindo, fazendo o caminho contrário, para fazer o arremate lá em cima.



Depois de arrematar, faça uma das maiores sacadas do arremate que eu já vi. Sempre fiquei perdida, sem saber como esconder a linha. Eis que minha querida professora de pintura em madeira, a Tuka, me ensinou esse grande truque! Feito o arremate como melhor lhe convier, enfie a agulha pelo buraco (é a última vez!) e deixe sair em qualquer canto do trabalho. Estique bem a linha e...



corte rente! Incrível!! A linha some e o arremate fica garantido, porque não precisa cortar rente ao nó (o que eu fazia!). Ponto para a Tuka!



Sua abóbora deve estar algo parecido com isso: (repare que o buraco da minha abóbora ficou fechado demais. Precisei substituir a canela que havia escolhido inicialmente porque não coube.)



E isso:



Como não faço a mínima ideia de como eu poderia colocar um molde aqui e como eu corto isso a olho, infelizmente vou ficar devendo o molde. Mas corte algo parecido com isso. A folha está feia pra caramba, como pode-se perceber, mas o efeito no final é bem gracioso assim mesmo.



Eu gosto de deixar um pouco de sobra no final da folha, para enfiá-la no buraco. Acho que assim fica mais bem preso. Ajude a enfiar com o lápis.



Hora da famigerada cola quente. Ela não é extremamente necessária. É possível montar a abóbora só encaixando, porque o buraco é bem justinho e a canela fica presa, segurando a folha. Mas a cola sempre dá uma garantia a mais. Aqui é bem simples: é só colocar uma gatilhada generosa beeeem lá dentro e enfiar a canela.



Voilà! Uma linda abóbora feita por você!


Você pode usá-la em móbiles só de abóboras, pode misturar com outros vegetais, com galinhas e por aí vai. Pode usar de enfeite, numa fruteira, junto com outros vegetais de tecido. Pode ser também agulheiro ou sachê. Dizem que o cravo espanta formiga e insetos, uma boa idéia é colocar cravo junto com o recheio e deixá-la no guarda-roupa ou na cozinha. Ou então, se você tiver outra ideia para usá-la, vem aqui me contar!

Espero ter ajudado e se sobrarem dúvidas é só perguntar!

4 comentários:

Isabela Bonfim disse...

Que gracinhaaaa! Amei.. eu aprendi a fazer moranginhos, fica bem meigo... beijinhosss

Carol Balan disse...

Obrigada Isa! Os morangos são lindos, né? Beijos

uyara disse...

Carol muito legal esse tutorial!!!
Parabéns pelo blog!!!

Se vc puder um dia postar um passo a passo de algum brinquedo....eu tô ensaiando fazer alguma coisa pra filhota...eu vi esses dias um sapo de fuxico muito legal..mas nem fuxico eu sei fazer...rsrsrsr
bjoss

Carol Balan disse...

Obrigada Uyara!

Para o próximo tutorial vou separar um brinquedo então! Beijos